Header Ads

O que é árvore genealógica


A árvore genealógica é a coleta e organização de informações referentes à ancestralidade de uma família.

Essas informações são apresentadas de uma forma representativa com o desenho de uma árvore, na qual cada pessoa da família ocupa um espaço.

Na prática, a árvore genealógica é um histórico, que levanta a maior parte possível dos dados referentes a uma família, demonstrando sua origem, seus principais ancestrais e as conexões formadas por essas pessoas ao longo dos anos.

A árvore normalmente começa pelo nome do ancestral mais antigo da família. Em seguida, são colocados os descendentes até alcançar o membro mais novo da família. Para conseguir montar um histórico assim é fundamental descobrir de onde a família vem, ou seja, sua origem primária. Geralmente, essa pesquisa é feita a partir dos sobrenomes.

Para coletar as informações com precisão, é importante ter: o nome completo de todas as pessoas da árvore genealógica, a data e o local de nascimento de cada uma delas, as certidões de casamento e as certidões de óbito.

A pesquisa da árvore genealógica é importante porque permite que as famílias conheçam suas origens, o que, em alguns casos, pode facilitar processos de pedidos de cidadania em outros países. Além disso, algumas famílias usam essas informações para descobrir possíveis origens de anomalias genéticas e doenças.

Visite também: Site Curiosidades