Header Ads

10 benefícios do ovo para a sua saúde:


O ovo com toda a sua quantidade de proteínas e nutrientes, é um dos alimentos mais antigos para o homem. Estudos apontam que o ser humano já se alimentava de ovos há cerca de seis milhões de anos, mas eles comiam crus, já que o fogo ainda não havia sido descoberto (o fogo foi descoberto a aproximadamente um milhão de anos).

Devido à facilidade de obtê-los, sem precisar caçar ou sem precisar fazer um esforço muito grande, a alimentação com ovos começou a aumentar e se difundir, sendo eles usados para a produção de diversos outros alimentos como os pães e bolos.

Uma galinha saudável coloca em média de 250 a 270 ovos durante todo ano.  O valor nutricional é de 146 calorias, eles possuem, além de antioxidantes, muitos nutrientes que melhoram a saúde do organismo e ajudam o corpo a se manter em equilíbrio.

Um ovo inteiro contém quase todos os nutrientes necessários para manter o corpo saudável. Eles possuem altas quantidades de vitaminas, minerais, proteínas e gorduras boas. Um ovo grande contém pelo menos:

9% de vitamina B12 (cobalamina)
15% de Vitamina B2 (Riboflavina)
6% de Vitamina A
7% de Vitamina B5 (ácido pantotênico)
E 22% de selénio
Além disso, possuem quantidades pequenas de cálcio, ferro, potássio, zinco e outros.

1. Fortalece os ossos
Os ovos contêm em sua composição fósforo, vitamina D e cálcio, componentes essenciais para manter os ossos saudáveis e bem cuidados.  O alimento funciona como um fortalecedor de ossos e de dentes, já que contribui para a distribuição dos nutrientes pelo corpo.

2. Protege os olhos
Dois antioxidantes presentes nos ovos funcionam como protetores sobre os olhos.  A luteína e zeaxantina são encontrados na gema e tendem a reduzir o risco de degeneração macular e de cataratas, que podem, se não tratadas eficientemente causar cegueira.

Estudos comprovam que comer 1,3 gemas de ovos todos os dias aumenta o nível desses antioxidantes no sangue.

3. Promove perda de peso
Esse alimento possui um alto nível de saciedade, deste modo, sua ingestão reduz a vontade de comer. Recheado de proteínas, ele possui macronutrientes que tornam a hora de se alimentar “gratificante” com pouca quantidade.

Um estudo feito com 30 mulheres acima do peso, mostrou que o consumo de ovos em vez de bagels (uma espécie de pão assado) no café da manhã, aumentou a sensação de plenitude e as fizeram comer menos calorias em 36 horas.

4. Elimina o colesterol ruim
Alguns estudos mostram que os ovos podem melhorar o perfil do colesterol. Eles tendem a aumentar o nível do HDL (bom colesterol) e também alteram o LDL (colesterol ruim). Os ovos aumentam o tamanho das partículas de LDL, o que auxilia no tratamento de pessoas que apresentam problemas com no metabolismo.

5. Acelera o funcionamento do cérebro
Um dos nutrientes presentes no ovo é a colina, que geralmente está agrupada as vitaminas B do alimento. A colina é indispensável para o corpo já que ela, além de ser um dos componentes das membranas celulares, é necessária para sintetizar neurotransmissores chamados de acetilcolina.

Estudos comprovam que a baixa ingestão de colina pode causar distúrbios neurológicos, podendo causar disfunções cognitivas. As melhores fontes desses nutrientes são as gemas dos ovos e fígados bovinos.

6. Previne o câncer de mama
Um estudo da Universidade de Harvard feito em 2003 mostrou que comer ovos, enquanto adolescente e criança previne o câncer de mama, quando na fase adulta.

Outro estudo realizado pela Universidade da Carolina do Norte, em 2008, comprovou que o consumo de colina (presente no ovo) pode reduzir as chances de se contrair o câncer de mana em até 24%.

7. Acelera o crescimento dos cabelos
Já que são ricos em aminoácidos, zinco, ferro e selênio, os ovos ajudam a melhorar a qualidade e auxiliam no crescimento dos fios. Além disso, a albumina, também encontrada nos ovos, proporciona maciez e pode ser usada como um condicionador natural.

8. Aumenta massa muscular
Já que possuem muitas proteínas em sua composição, uma dieta rica em ovos faz com que ocorra um aumento de massa muscular. As proteínas presentes no ovo possuem a quantidade certa de aminoácidos essenciais para o funcionamento e equilíbrio do corpo. Um ovo cozido possui cerca de 5,5 gramas de proteínas, a maior parte está localizada na clara (cerca de 3g de proteínas).

9. Elimina os Acnes
A acne costuma ser um incômodo muito grande para a maioria das pessoas. Uma das dicas conhecidas para absorver o excesso de óleo na pele e assim diminuir os poros, é a aplicação da clara de ovo. A aplicação de claras de ovos na pele por pelo menos 10 minutos, ajuda na diminuição da das espinhas, além de diminuir cicatrizes de manchas diversas.

10. Promove um bom desenvolvimento para o bebê
Para uma mulher grávida que tenha níveis aceitáveis de colesterol, é recomendado o consumo de um a dois ovos por dia. Isso porque o alimento, além de possuir enormes quantidades de proteínas, também contribui para a saúde do bebê que está sendo gerado.

Além de diminuir a gordura saturada, ele interfere no desenvolvimento intelectual do bebê, devido a presença de colina, o que ajuda a prevenir diversa  doenças e colabora para o crescimento saudável do organismo.